Repudiamos o desmonte dos centros de memória pelo atual governo argentino

A Coalizão Brasil por Memória, Verdade, Justiça, Reparação e Democracia, união de mais de 170 entidades brasileiras, que se dedicam à luta pela memória, verdade, justiça e reparação das distintas formas de violências do Estado, soma-se à solidariedade e apoio ao Centro Cultural de Memória Haroldo Conti e o Arquivo Nacional de Memória, ameaçados de fechamento.

Repudiamos a determinação de deixar os trabalhadores sem tarefas, o assédio, as demissões em massa como prática permanente, as perseguições, a censura e as provocações negacionistas iniciadas na gestão de Alberto Baños, como secretário de Direitos Humanos, em dezembro de 2023.

Argentinos/as e brasileiros/as vivemos há decadas, ao mesmo tempo, ditaduras que implantaram terrorismo de estado e, mais recentemente, passamos por momentos de ataques da extrema-direita.

Nos somamos às diversas iniciativas internacionais em apoio aos/as argentinos/as que, graças à luta das organizações de direitos humanos, decidiu expressar-se contra a impunidade com as bandeiras da memória, da verdade e da justiça. Não há futuro sem memória. Não há memória sem trabalhadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *